top of page
  • Foto do escritorCarlos Misiara

Conversa sobre Inteligência Espiritual

Compartilho a entrevista com uma cliente que realizou o Assessment (instrumento de autoavaliação) SQ21™ de Inteligência Espiritual da Deep Change Inc. Este trabalho está baseado  livro de Cindy Wigglesworth: "As 21 Habilidades da Inteligência Espiritual - O Próximo Passo Além da Inteligência Emocional" (publicado no Brasil pela Editora Cultrix). Voltando à entrevista, além dela fazer a autoavaliação, tivemos reuniões de devolutivas para apoiá-la na interpretação do relatório, assim como na definição das habilidades de foco no momento (dentro do total de 21 habilidades do modelo) . Segundo a cliente, foi um processo que a fez ter um conhecimento mais profundo e preciso dela mesma e que a permite lidar com desafios pessoais e profissionais de forma mais calma, assertiva e com menos sofrimento. Segue o convite a ler e aproveitar os aprendizados oriundos desta experiência real.


Conte um pouco sobre seu momento de vida e principais desafios:

Estava em processo de “finalização” de uma mentoria de Business Coaching, onde eu estava em busca de um melhor relacionamento com o meu trabalho, líder e equipe, quando surgiu a oportunidade de realizar o Assessment SQ21 da Deep Change Inc. Além dos desafios profissionais, também estava vivendo alguns conflitos pessoais e de relacionamentos familiares que geravam angústias.

 

O que fez você se interessar pelo Assessment SQ21 (com foco nas 21 habilidades de Inteligência Espiritual)?

O Assessment SQ21 de Inteligência Espiritual sempre foi um mistério para mim, algo focado em espiritualidade e até fé. Como estava finalizando a mentoria, o Carlos me explicou melhor o processo desenvolvido pela Deep Change, e me fez entender que este é um processo de olhar para dentro e entender onde estão minhas fortalezas e pontos a desenvolver, em temas muito importantes para a minha vida como um todo, despertando em mim a vontade de realizar este processo. Considerei que poderia ser relevante para a minha vida pessoal e profissional.

 

Conte como foi a experiência em fazer o Assessment SQ21 e estudar o relatório gerado pela Deep Change?

Foi extremamente positivo, apesar de que quando recebi o relatório e me deparei com as escalas de “notas” (nível de desenvolvimento em cada uma das 21 Habilidades), fiquei muito assustada: “como posso ter algumas habilidades com alto e outras com baixo nível de desenvolvimento ?”. Mas quando chegamos no momento de estudar e mergulhar no relatório, a forma como foi conduzido todo o processo me deixou muito confortável, e me fez entender que não eram NOTAS, e sim um entendimento mais amplo de mim, do mundo ao meu redor, e de como lido com as situações do dia-a-dia.

 

O que foi mais marcante para você, durante o processo das devolutivas com o Coach certificado pela Deep Change?

Foi o de entender que é tudo bem você estar em um nível baixo ou alto de alguma habilidade e que tudo bem também se você não achar que é o momento de desenvolver algum ponto agora. Você é quem decide o caminho que terá em seu aperfeiçoamento.

 

Quais foram os principais insights ou estratégias que você obteve durante todo o processo?

Foi de entender quais são as minhas habilidades pessoais que eu preciso dar mais atenção e exercitar para elevar o meu nível de compreensão e autocontrole. Um exemplo marcante foi a distinção entre polaridade (ou dilema) e problema. A distinção me deu uma perspectiva mais precisa de como classificar e lidar de forma mais assertiva com os desafios da vida.

 

Houve algum momento específico ou estratégia sugerida que teve um impacto notável nos seus objetivos?

Quando nos aprofundamos no entendimento das habilidades, trabalhamos especificamente em lidar e entender o tempo individual das pessoas para uma tomada de decisão. O que foi muito bom no meu momento de vida, pois era exatamente por não entender o tempo do outro, para definição de temas importantes, que estava tendo muitos conflitos.

 

Você recomendaria a experiência do Assessment SQ21 de Inteligência Espiritual?

Sim, sem dúvida! Foi um processo que me fez ter um conhecimento mais profundo e preciso de mim mesma e que isso me permite lidar com desafios de forma mais calma, assertiva e com menos sofrimento.




39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page